segunda-feira, 23 de abril de 2012

O manual está perdido no lar...



Filhos não vem com manual... Já ouviu esta frase?? Eu já ouvi várias vezes.
 Mas é uma inverdade, pois filhos vem com manual sim, e este manual é a palavra de Deus.

O grande problema hoje é que o manual está perdido dentro dos lares, mesmo pais que lêem a Bíblia semanalmente, não buscam orientações práticas e muitas vezes não sabem como aplicar estas verdades na vida de seus filhos, para que haja transformação de vida.

Por isso eu insisto que é preciso uma ESCOLA PARA PAIS. é preciso urgentemente os pais estudarem a Bíblia para levarem seus filhos a Cristo e discipular as suas vidas, e discipulado é treinamento, ensino dia a dia.

Um pequeno exemplo, tem crianças na igreja, filho de pais cristãos e que tem o hábito da mentira, vive mentido, esta criança ouve histórias bíblicas, ouve que mentira é pecado, que Jesus detesta o pecado, ora pedindo perdão dos seus pecados, e etc... Mas não há transformação nesta área de sua vida.

O que esta criança precisa??  De mais programas na igreja?? atividades? Claro que não, ela precisa de uma mãe, de um pai em sua casa que confronte o seu pecado, que aplique a Palavra de Deus na sua vida, ajudando-a a vencer este pecado, levando-a a arrepender-se e abandonar o mesmo.

Tudo, mais tudo mesmo gira em torno da Palavra de Deus, se a família não tem a palavra como seu guia, seu prumo, sua lâmpada e luz para o seu caminhar diário no meio das trevas, e depender do sermão dominical e das histórias bíblicas na EBD infantil, sinto muito decepcioná-lo, não crescimento espiritual na sua casa, nem vitória sobre o pecado.

Pois isso só pode acontecer com PALAVRA e ORAÇÃO, o verdadeiro discipulado, uma vida com Jesus se faz com PALAVRA e ORAÇÃO, milhares de atividades e programas na sua igreja, por mais abençoadores que forem, não substitui a família unida buscando a Deus, as respostas no Manual e aplicando em suas vidas, nas vida de seus filhos.

O livro está perdido nos lares e o resultado é o que temos visto a nossa volta, crianças sem limites, indisciplinadas, frias espiritualmente, apáticas as coisas de Deus, pais obstinados com suas vidas agitadas que não tem tempo para os seus filhos. Todos sem tempo, correndo de um lado para o outro, no meio de intensos programas na igreja, e a família de desintegrando silenciosamente.

Você quer romper este ciclo que vem se instalando nas famílias não é de hoje?? Há uma saída sim, mas requer trabalho, disposição, perseverança, é tomar a sua cruz e seguir a Jesus, negando a sua carne, seus desejos, seus anseios, e fazer a vontade de Deus para a sua família.

Estarei postando aqui no blog, várias orientações de como podemos de maneira prática, em nosso dias a dia, ensinar, treinar, discipular os nossos filhos, para que eles não se tornem religiosos e nem fariseus, mas verdadeiros discípulos de Jesus.

E você pai e mãe, é um verdadeiro discípulo de Jesus?? 

Claudia Guimarães

2 comentários:

  1. Claudia é verdade né? Temos sim o nosso manual que é a palavra de DEUS em que encontramos tudo que precisamos para direcionarmos a nossa vida e a da nossa família.Tenho grande hábito de ir falando das histórias da bíblia no nosso dia dia.Por exemplo: Minha filha reclamava que era muito baixinha e isso a incomodava.Comecei a falar de Davi de sua estatura e assim fui contando toda a vida dele e isso vai fazendo com que a criança consiga ver o que está na palavra de DEUS pode ser vivido nos dias de hoje.Diariamente se você for falando da palavra de DEUS e seus personagens e acontecimentos colocando a situação que eles estão vivendo, faz com que a fé deles esteja sempre firmada em DEUS.Isso fica tão forte na vida deles, que eles mesmo veem as vezes com uma situação do colégio, de uma atitude do colega e acabam comparando com a bíblia.É gratificante! bjkss JACK ROSA

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é António Batalha, estive a ver e ler algumas coisas de seu blog, achei-o muito bom, e espero vir aqui mais vezes. Meu desejo é que continue a fazer o seu melhor, dando-nos boas mensagens.
    Tenho um blog Peregrino e servo, se desejar visitar ia deixar-me muito honrado.
    Ps. Se desejar seguir meu blog será uma honra ter voce entre meus amigos virtuais,mas gostaria que não se sinta constrangido a seguir, mas faça-o apenas se desejar, decerto irei retribuir com muito prazer. Siga de forma que possa encontrar o seu blog.
    Deixo a minha benção e muita paz e saúde.

    ResponderExcluir

Volte ao primeiro amor!



É preciso uma conversão de coração para estar de VOLTA AO CAMINHO, esta é a palavra que Jesus tem ministrado ao meu coração nestes dias. Muitos pais e mães cristãos hoje, dentro das igrejas, estão exatamente como os pais de Israel, que encontramos relatado em Salmos 78 “geração obstinada e rebelde, cujo o coração não foi fiel a Deus”.


Quantos pais hoje obstinados por sua carreira, profissão, ministério etc... tem terceirizado a vida dos seus filhos para a igreja, principalmente para o ministério infantil.

Estão em desobediência a palavra de Deus quanto ao ensino, pastoreio na vida dos seus filhos, deixando de ensinar dia a dia, deixando de louvar, buscar, adorar, conhecer e amar a Jesus com seus filhos no lar. Delegando ao ministério infantil o que Deus lhe ordenou fazer como pais, ensinar seus filhos, investir na sua vida espiritual...“Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas”. Dt 6: 5 a 9

Muitos pais estão em pecado sim, mas Deus diz: VOLTA AO CAMINHO, é preciso rever conceitos, valores, é preciso haver arrependimento, para voltar ao caminho como pais que temem, amam e obedecem a Deus, e tudo começa no coração, “por isso é preciso haver esta conversão de coração. Se a palavra do Senhor não estiver gravada, guardada, no coração dos pais, de maneira nenhuma obedecerão esta ordenança do Senhor, pois para ensinar os filhos a amarem a Deus, precisa começar em um coração que ama a Jesus acima de todas as coisas pra valer.

Por isso VOLTA AO CAMINHO enquanto há tempo, VOLTA AO CAMINHO enquanto há esperança, VOLTA AO CAMINHO enquanto a infância do seu filho não passou, pois quando a infância dele virar passado, não há mais tempo de VOLTAR AO CAMINHO.

Você pode estar perguntando, que caminho é esse que tenho que voltar? Ao caminho, verdade e vida que é JESUS, ao primeiro amor, a obediência, a abnegação, o dar sem receber trocas, se anular, é tomar a sua cruz e seguir a Jesus. Isso mesmo, pois para obedecermos a ordem de Deus em ensinar os nossos filhos, tudo isso e muito mais entra em jogo, tenho que anular os meus desejos para priorizar o tempo com os meus filhos, me dedicando as suas vidas, ensinando, ministrando, orientando, sendo exemplo, ouvindo, parando, olhando nos olhos, brincando, aconselhando, participando, enfim sendo uma mãe e um pai segundo o coração de Deus, que não delega a terceiros o que foi ordenado a si pelo Senhor Jesus.

VOLTAR AO CAMINHO é obedecer ao Senhor Jesus, é cumprir a sua ordem de ensinar meus filhos, discipular suas vidas, dia a dia é minha esta tarefa e não da igreja e não do ministério infantil. Na próxima edição da revista estarei compartilhando alguns passos práticos para este dia a dia de ensinar efetivamente aos filhos a palavra de Deus, de como a família pode cultuar e buscar a Deus juntos, mesmo em meio a tanta confusão e correria que se vive neste século. Em Deus faremos proezas, vamos VOLTAR AO CAMINHO...

Claudia Guimarães
Extraído do Livro: Crianças eu invisto e amo o que faço