quinta-feira, 19 de abril de 2012

Muito mais que valores singelos...

Quando falamos de família, relacionamentos fortalecidos e sadios, estar à mesa, ter tempo de verdade com nossos filhos e não de "qualidade", o culto doméstico mantendo a chama do altar de Deus acessa em nosso lar e corações  e muitos outros valores que a família foi perdendo ao longo da caminhada, não estamos nos referindo, simplesmente a valores singelos, como se fossem utopia, ou se pudéssemos optar, Não!!! 


Estou me referindo a princípios que o próprio Deus estabeleceu, está tudo registrado na sua palavra, e o que Deus estabelece, não passa da validade por causa do tempo, ou está atrelado a épocas, de maneira nenhuma, o que Deus estabeleceu é para que obedeçamos e tenhamos vida. Caso contrário colheremos os frutos da desobediência. Não podemos nos conformando com este século...


"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.   Romanos 12:2


A família, e muitas delas dentro da igreja estão fracassando em seus casamentos, com seus filhos, o divórcio já virou coisa normal e porque?? Porque acreditou-se na mentira que temos que dar o "melhor" aos nossos filhos em troca da ausência de tudo o que Deus estabeleceu como o melhor, como a prioridade. 


E o que é o melhor pra você?? O sustento material?? isso é o melhor? Trabalhar como louca, a ponto de não ter tempo para as prioridades de Deus na sua família? pois muitas mulheres alegam não ter tempo de uma refeição à mesa,  sempre a falta de tempo, os horários não batem, e etc...Não tem tempo para discipular os filhos, fico imaginando então seu relacionamento pessoal com Jesus, tem tempo???


 Quanto ao tempo, não podemos usar esta justificativa furada para Deus, pois ele mesmo nos adverte: 


"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3:1
Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra Eclesiastes 3:17
 A questão não é falta de tempo, mas a sua falta de priorizar e organizar este tempo. Temos promessas do nosso Deus, se você é filha como eu, então pode usufruir de cada uma delas... e reorganizar as suas prioridades... Vou citar apenas esta abaixo:


Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?


Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?

E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.

Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
(Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.  (Mateus 6:25-34)



Há muitos outros textos na Palavra de Deus, mas somente após ler este de Mateus, você ainda consegue dizer e acreditar que os tempos são outros e você não tem tempo para a sua família? Para oferecer o que é verdadeiro e eterno? Cuidado!!! Você pode estar se exaurindo de trabalhar para oferecer aos seus filhos e sua casa o que não é eterno, o que vai passar, Invista no que é eterno!!!!


Mais um detalhe, "nossos horários não batem" como assim??  Em minha família todos tem atividades e idades diferente, sempre conseguimos um tempo com a família à mesa, lembre-se é questão de PRIORIDADE, onde está o teu coração mãe, onde está o teu coração mulher?

Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração. Lucas 12:34


Você mesma, mãe, mulher, escolhe edificar a sua casa, na rocha(Jesus) ou na areia...





2 comentários:

  1. Claudinha amei a postagem e concordo com as suas palavras, hoje as famílias não tiram mais tempo para discipular seus filhos e não se preocupam em estar unidos para conversar.Largam seus filhos sozinhos em frente a uma tv, computador ou jogos eletrônicos para não terem trabalho.Crianças precisam de cuidados, não só na parte física + emocional.Pais e mães unidos no propósito de criarem seus filhos nos ensinamentos e dando exemplos em seu lar
    bjkss JACK ROSA
    AMEI O BLOG
    http://diriodeumamedeprincesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Vim conferir seu blog, vou colocar o endereço no meu, para divulgação.São postagens que nos ajudam bastante a entendermos como viver melhor em família.Sou coordenadora do min. da Família e tma faço parte da coord. do Min. Infantil.
    http://bauderecursosmi.blogspot.com
    http://baudehistoriasbiblicas.blogspot.com
    Tenho acompanhado um pouco de seu trabalho. Costumo utilizar livros escritos por vc em reuniões com professores e tmb em meu ministério. Que Deus te proteja.Abraço na família!

    ResponderExcluir

Volte ao primeiro amor!



É preciso uma conversão de coração para estar de VOLTA AO CAMINHO, esta é a palavra que Jesus tem ministrado ao meu coração nestes dias. Muitos pais e mães cristãos hoje, dentro das igrejas, estão exatamente como os pais de Israel, que encontramos relatado em Salmos 78 “geração obstinada e rebelde, cujo o coração não foi fiel a Deus”.


Quantos pais hoje obstinados por sua carreira, profissão, ministério etc... tem terceirizado a vida dos seus filhos para a igreja, principalmente para o ministério infantil.

Estão em desobediência a palavra de Deus quanto ao ensino, pastoreio na vida dos seus filhos, deixando de ensinar dia a dia, deixando de louvar, buscar, adorar, conhecer e amar a Jesus com seus filhos no lar. Delegando ao ministério infantil o que Deus lhe ordenou fazer como pais, ensinar seus filhos, investir na sua vida espiritual...“Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas”. Dt 6: 5 a 9

Muitos pais estão em pecado sim, mas Deus diz: VOLTA AO CAMINHO, é preciso rever conceitos, valores, é preciso haver arrependimento, para voltar ao caminho como pais que temem, amam e obedecem a Deus, e tudo começa no coração, “por isso é preciso haver esta conversão de coração. Se a palavra do Senhor não estiver gravada, guardada, no coração dos pais, de maneira nenhuma obedecerão esta ordenança do Senhor, pois para ensinar os filhos a amarem a Deus, precisa começar em um coração que ama a Jesus acima de todas as coisas pra valer.

Por isso VOLTA AO CAMINHO enquanto há tempo, VOLTA AO CAMINHO enquanto há esperança, VOLTA AO CAMINHO enquanto a infância do seu filho não passou, pois quando a infância dele virar passado, não há mais tempo de VOLTAR AO CAMINHO.

Você pode estar perguntando, que caminho é esse que tenho que voltar? Ao caminho, verdade e vida que é JESUS, ao primeiro amor, a obediência, a abnegação, o dar sem receber trocas, se anular, é tomar a sua cruz e seguir a Jesus. Isso mesmo, pois para obedecermos a ordem de Deus em ensinar os nossos filhos, tudo isso e muito mais entra em jogo, tenho que anular os meus desejos para priorizar o tempo com os meus filhos, me dedicando as suas vidas, ensinando, ministrando, orientando, sendo exemplo, ouvindo, parando, olhando nos olhos, brincando, aconselhando, participando, enfim sendo uma mãe e um pai segundo o coração de Deus, que não delega a terceiros o que foi ordenado a si pelo Senhor Jesus.

VOLTAR AO CAMINHO é obedecer ao Senhor Jesus, é cumprir a sua ordem de ensinar meus filhos, discipular suas vidas, dia a dia é minha esta tarefa e não da igreja e não do ministério infantil. Na próxima edição da revista estarei compartilhando alguns passos práticos para este dia a dia de ensinar efetivamente aos filhos a palavra de Deus, de como a família pode cultuar e buscar a Deus juntos, mesmo em meio a tanta confusão e correria que se vive neste século. Em Deus faremos proezas, vamos VOLTAR AO CAMINHO...

Claudia Guimarães
Extraído do Livro: Crianças eu invisto e amo o que faço