domingo, 22 de abril de 2012

Fazei discípulos...

"Ide e fazei discípulos em todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do filho e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos. Amém".


Este é a segunda ordem de Jesus para nós, depois de pregar o evangelho a toda criatura 
( Marcos 16:15), sua ordem muito clara é façam discípulos de todas as nações, começando da nossa Jerusalém, começando a nossa volta, começando em nosso lar, com nossos filhos.
Precisamos entender o nosso chamado, Jesus nos ordena a fazer discípulos e de que adianta ganharmos o mundo inteiro e perder os nossos filhos?? Com certeza este discipulado começa em nosso lar, com os nossos primeiros discípulos, nossos filhos.

Por isso como pais precisamos saber como realizar este discipulado, este pastoreio, é um treinamento intencional e não esporádico somente quando tenho tempo ou vontade de fazê-lo. Mas a todo o momento, de 2a a 2a feira, em todos os momentos de nosso dia a dia em família.
Onde você come quilos de sal? em sua casa ou na igreja? É em nosso lar, com nossa família que passamos o maior tempo, é no lar onde os relacionamentos são forjados, o caráter formado,onde nos tornamos mais parecidos com Jesus, é em nossa casa. 

Você já parou para observar, porque tantas famílias dentro das igrejas estão fracassando?? Casamentos sendo desfeitos, crianças em crises, com rombos emocionais, indisciplinadas, muitas até revoltadas, materialistas, sem um relacionamento pessoal com Jesus, frias e apáticas espiritualmente. Isso sem citar aqui os inúmeros ataque de satanás, oprimindo a vida de tantas crianças dentro da igreja.
Isso tem acontecido porque muitos pais não estão cientes do seu chamado como pais, não estão obedecendo esta ordem de Jesus, de fazer discípulos. Discipular é treinar, é acompanhar, é pastorear a vida de nossos filhos dia a dia. É treinamento intencional 
(formal e informal).

Mas fica aqui uma pergunta! Como levar seus filhos a um caminho que nem você mesmo tem trilhado? Um caminho de comunhão íntima com Jesus através da Palavra, Oração, cultuando e buscando ao Senhor todos os dias e não somente no domingo na igreja.
Um caminho de amizade com Deus e não com o mundo, quantos pais estão na igreja e são apaixonados pelo mundo? Não adianta mascarar, os filhos recebem todo este exemplo de seus pais, que são o seu exemplo, o seu referencial. Onde está o seu tesouro, ali estará o seu coração ( Mateus 6:21). e 

O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca. 
Lucas 6:45

Segue um exemplo bem prático do que estes versículos da Palavra de Deus estão dizendo:

Oração de uma criança da classe bíblica, filha de pais cristãos: "Jesus obrigado pelo meu tênis de marca, dá bastante dinheiro para o meu pai, pra eu ir a Disney todo o ano, eu adoro a Disney".

Oração de outra criança de uma classe bíblica, a mãe e os irmãos são de Jesus, o pai ainda não entregou a sua vida a Cristo: " Jesus obrigado por minha família, ajuda meu pai vir a igreja, salva a vida do meu pai".

Dá pra ver claramente pela oração destas duas crianças, quem é discipulado pelos pais e quem não é, não tem como colocar máscaras nas crianças, elas são transparentes, e refletem o tipo de vida que tem levado com a família, uma vida religiosa, ou uma vida onde Jesus é o centro de tudo.
Você tem discipulado os seus filhos?? tem obedecido a ordem de Jesus?? Ou tem delegado a igreja, ao ministério infantil o que Deus te chamou e incumbiu a fazer?? Não são poucos os pais que estão dentro da igreja e tem negligenciado o discipulado de seus filhos. Colherão frutos amargos aqui na terra e darão contas a Jesus por esta negligencia.

Mas espero que você, que está lendo este post, seja uma mãe, um pai que como eu tem sido obstinada a fazer de seus filhos verdadeiros discípulos de Cristo Jesus, este é o meu alvo primaz nesta terra, passar a tocha da fé aos meus filhos, e vê-los desde a meninice amando e servindo a Jesus.
No blog estarei dando dicas de como começar um discipulado efetivo com seus filhos. Antes de qualquer título ou formação que eu possa ter, ser esposa e mãe é minha missão primária dada por Deus e eu sei que se negligenciar este chamado, estarei pecando contra o Deus que tanto amo.

Meus filhos, meus discípulos...  requer trabalho, perseverança, estratégias, aprendizado, vida com Deus. Tenha este alvo claro em seu coração, e dependa do Senhor Jesus para conduzí-la em vitória nesta missão tão importante de nossas vidas.

Levar nossos filhos a serem verdadeiros discípulos do Senhor Jesus, como você é!!

Claudia Guimarães
Uma mãe apaixonada pelo Mestre

3 comentários:

  1. Na sexta feira, dia 20/04, falei sobre isso numa vigilia no local que congrego, estava comentando em meio a mensagem o qto os pais pensam estar fazendo tudo que podem ao levar seus filhos a igreja local, na verdade eles estão somente ensinando o caminho da congregação e não o caminho da salvação, filhos de crente não são crentinhos e para serem levados a Cristo precisam de pais comprometidos com o Reino que os ensinem o caminho diariamente pela palavra e pelo testemunho ...

    ResponderExcluir
  2. A palavra de Deus nos diz: "Ensina seu filho NO caminho...", não diz: "ensina seu filho O caminho...". Muito oportuna sua mensagem e hoje vejo com muita tristeza os pais negligenciarem o cuidado espiritual com os filhos.
    Eu mesmo tenho dois filhos adolescentes que hoje não "dão bola" para a igreja, mas sei que a semente foi plantada e que breve germinará e minhas orações e intercessões não ficarão em vão!

    Rogério Calado

    ResponderExcluir
  3. oi como mãe estou sentindo a necessidade de aprofundar o discipulado de meus filhos ,gostaria de sugestões de livros ,ou algo que me desse uma direção inicial. obrigada erica

    ResponderExcluir

Volte ao primeiro amor!



É preciso uma conversão de coração para estar de VOLTA AO CAMINHO, esta é a palavra que Jesus tem ministrado ao meu coração nestes dias. Muitos pais e mães cristãos hoje, dentro das igrejas, estão exatamente como os pais de Israel, que encontramos relatado em Salmos 78 “geração obstinada e rebelde, cujo o coração não foi fiel a Deus”.


Quantos pais hoje obstinados por sua carreira, profissão, ministério etc... tem terceirizado a vida dos seus filhos para a igreja, principalmente para o ministério infantil.

Estão em desobediência a palavra de Deus quanto ao ensino, pastoreio na vida dos seus filhos, deixando de ensinar dia a dia, deixando de louvar, buscar, adorar, conhecer e amar a Jesus com seus filhos no lar. Delegando ao ministério infantil o que Deus lhe ordenou fazer como pais, ensinar seus filhos, investir na sua vida espiritual...“Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas”. Dt 6: 5 a 9

Muitos pais estão em pecado sim, mas Deus diz: VOLTA AO CAMINHO, é preciso rever conceitos, valores, é preciso haver arrependimento, para voltar ao caminho como pais que temem, amam e obedecem a Deus, e tudo começa no coração, “por isso é preciso haver esta conversão de coração. Se a palavra do Senhor não estiver gravada, guardada, no coração dos pais, de maneira nenhuma obedecerão esta ordenança do Senhor, pois para ensinar os filhos a amarem a Deus, precisa começar em um coração que ama a Jesus acima de todas as coisas pra valer.

Por isso VOLTA AO CAMINHO enquanto há tempo, VOLTA AO CAMINHO enquanto há esperança, VOLTA AO CAMINHO enquanto a infância do seu filho não passou, pois quando a infância dele virar passado, não há mais tempo de VOLTAR AO CAMINHO.

Você pode estar perguntando, que caminho é esse que tenho que voltar? Ao caminho, verdade e vida que é JESUS, ao primeiro amor, a obediência, a abnegação, o dar sem receber trocas, se anular, é tomar a sua cruz e seguir a Jesus. Isso mesmo, pois para obedecermos a ordem de Deus em ensinar os nossos filhos, tudo isso e muito mais entra em jogo, tenho que anular os meus desejos para priorizar o tempo com os meus filhos, me dedicando as suas vidas, ensinando, ministrando, orientando, sendo exemplo, ouvindo, parando, olhando nos olhos, brincando, aconselhando, participando, enfim sendo uma mãe e um pai segundo o coração de Deus, que não delega a terceiros o que foi ordenado a si pelo Senhor Jesus.

VOLTAR AO CAMINHO é obedecer ao Senhor Jesus, é cumprir a sua ordem de ensinar meus filhos, discipular suas vidas, dia a dia é minha esta tarefa e não da igreja e não do ministério infantil. Na próxima edição da revista estarei compartilhando alguns passos práticos para este dia a dia de ensinar efetivamente aos filhos a palavra de Deus, de como a família pode cultuar e buscar a Deus juntos, mesmo em meio a tanta confusão e correria que se vive neste século. Em Deus faremos proezas, vamos VOLTAR AO CAMINHO...

Claudia Guimarães
Extraído do Livro: Crianças eu invisto e amo o que faço